Descubra Raposos


A primeira vista Raposos pode passar desapercebida entre tantas outras cidades espalhadas por esse nosso “Brasil varonil”. Engana-se quem pensa dessa maneira. Uma cidade que começou como arraial, ganhou status de cidade somente no século passado e que foi cobiçada por seus recursos naturais, tem muito mais a oferecer. O ouro agora pode ser escasso, mas o mais importante ainda permanece intacto: a alma de seu povo! Um povo que não se esquece do passado, vive o presente e almeja um futuro melhor. Um povo que não se desprende de sua religiosidade, peça essencial na formação da índole dessa gente. Um povo que vê em suas belezas naturais, um alicerce para nossas conquistas e que sonha por dias melhores.

Raposos tem como seu mais importante símbolo a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a primeira das Minas Gerais. Erguida em 1690 e banhada de imagens belíssimas no período áureo do ouro, inclusive de Antônio Francisco Lisboa, o mestre Aleijadinho. A Igreja ficou um pouco esquecida na decadência da pedra preciosa. Nada que abalasse esse povo, pois graças ao apoio de sua gente e de muitos outros, agora ela está novamente esplendorosa e grandiosa, no lugar em que merece e do qual nunca deveria ter saído.


Como marco histórico da cidade, podemos citar o “Pontilhão”, parte integrante da Estrada de Ferro Dom Pedro II. Construída na Inglaterra e trazida para o Brasil em partes, foi inaugurada em 13 de fevereiro de 1891 e fazia parte de um projeto audacioso do Imperador para o escoamento de tudo que era produzido na época.



Sua cultura é riquíssima e ganha contornos de beleza com as apresentações da marujada, congado, cavalgada, pastorinha, capoeira e etc.


No que tange à religiosidade do povo raposense, podemos citar a Festa da Padroeira que se realiza no mês dezembro, a Festa do Rosário, de Santa Efigênia, entre outras.


Outro atrativo da cidade são as festas. Sempre animadas e ordeiras trazem bastante alegria e turistas para a cidade. De relance podemos citar três importantes eventos: o Carnaval, a Jully Fest e a Festa do Cavalo.

Como de praxe, o carnaval de Raposos é um dos melhores da região, graças aos foliões que pulam e dançam de forma respeitosa e ordenada. A festa acontece nas ruas da cidade, com shows ao vivo todos os dias, nos clubes com os tradicionais bailes que relembram as marchinhas e há também a participação dos blocos caricatos que abrilhantam ainda mais o acontecimento.


No início de julho, acontecia até 2008 a Jully Fest. É um marco histórico das festas juninas do município e região. O evento acontece a três anos e mais do que entreter, leva a comunidade a uma viagem no tempo, pois traz de volta danças, músicas, vestes e comidas típicas, aspectos estes que fazem parte de nossa história. O evento abre espaço para apresentações de “Quadrilhas” de todos os bairros e escolas da cidade, desde as crianças, passando pelos jovens, adultos e até mesmo com a comovente apresentação dos alunos excepcionais, exemplos de superação e alegria de viver. Há também a apresentação de grupos de “Quadrilha” profissionais, que vem tanto mostrar suas qualidades, como também ensinar um pouco do que sabem para o aperfeiçoamento dos dançarinos locais. Ao final das apresentações juninas, há sempre um grande show para animar os moradores e turistas que prestigiam a festa.


Outro evento importantíssimo da cidade é a Festa do Cavalo. Acontecimento este de grande repercussão, pois traz à cidade uma gama enorme de ganhos, movimenta a economia, dá visibilidade ao município, sem contar que é um excelente chamariz para turistas que vêm em busca de ótimos shows, apresentações de rodeio e daquele sentimento de retorno às origens, pois Festa do Cavalo nos remete à roça, fogão de lenha, música caipira, montar a cavalo e tudo que a tranqüilidade do campo pode nos proporcionar. Para quem gosta é um “prato cheio”.



Raposos também se destaca na culinária. Exemplos desse quesito são os deliciosos pratos regrados à samambaia e o “Angu Raposense”, do folclórico “Zé Banana”.



Os bandeirantes há séculos passados percorreram os caminhos da Estrada Real carregando o ouro para a Coroa Portuguesa. Como Raposos é um município que integra o trajeto da Estrada Real, agora temos a chance de fazer o mesmo caminho, mas com outro intuito: o de preservação ambiental e valorização de nossa história.




Raposos graças a Deus foi bastante privilegiada em relação a belezas naturais. Banhada pelo Rio das Velhas e Ribeirão do Prata, Raposos esconde em suas serras diversas nascentes que felizmente se encontram preservadas e jorrando uma água límpida e saudável. O município também tem grande potencial para o turismo ecológico, pois seus poços, açudes e cachoeiras no período de sol recebem muitos banhistas que vem em busca de refresco e também de desbravar suas matas, claro que com muita responsabilidade ambiental.


Conheça, vislumbre-se, aventure-se, descubra Raposos! Infinitos são os verbos para expressar este desejo. O certo é que você não vai se arrepender!


Texto elaborado por JPFOX
Fotos do arquivo pessoal JPFOX e do site www.raposos.com.br

Comentários

  1. Raposos é a cidade,para quem quer morar sem nenhum tipo de violência.Uma cidade tranquila, com varios pontos turisticos.Sem contar no carnaval que é bom pra caramba....
    Só não entendo porque muitos dizem que lá parece uma rosa, (pode até parecer mais não sem de lá).

    ResponderExcluir
  2. Que uma coisa melhor do as cachoeiras de lá....
    Ha fala sério não tem nada melhor,é posso azul, das pedras, barragem...
    Lá sempre fica cheio, imagina nos dias de festa, se duvidar não tem como nem nadar é muito mara.

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela participação Sthefany!!!!!!!
    Continue prestigiando o blog!!!

    ResponderExcluir
  4. tem q dar uma valorizada no poção né manow!!
    melhor coisa de raposos é o prata!
    vlw abrass

    ResponderExcluir
  5. Com certeza parceiro.
    Se houver um pouquinho mais de valorização, este pode ser um nicho turístico muito interessante para a cidade.

    ResponderExcluir
  6. oI JUNINHO É CRIS ADOREI O SITE E DIGO QUE MORRO DE SAUDADES DE RAPOSOS. CIDADE OTIMA TO SEMPRE AI...
    POÇO, IR NO ADRO NO CAMBIMBA, AÇUDE...
    ADOROOOOO.

    ResponderExcluir
  7. Êêê, saudades! Tenho um carinho muito especial por esse lugar. Vivi boa parte da minha infância em Raposos. Quando criança, moleque de pés descalços e roupas simples, pude ser privilégiado com Festas Juninas com fogueiras nas praças, Rodeios e até Circos.

    Cidade bem tranquila e de gente bonita! Vou me programar um dia para visitar os amigos de infância (se é que algum deles não se mudaram).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use de preferência a opção NOME/URL.
Não é necessário ter site ou blog, pode só colocar o nome deixar o outro espaço em branco.
Não deixe de comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Enchente de 1997