A história da fábrica de fósforos
Fachada da antiga fábrica de fósforos - Foto: João Oliveira Gomes
A Escola Estadual "Dom Cirilo de Paula Freitas" é uma das mais respeitadas instituições de ensino de Raposos e de nossa região. Lá os alunos estudam na modalidade de Ensino Médio e dali partem para alçar grandes voos e realizações em suas vidas profissionais.
A antiga caldeira da fábrica hoje na E. E. "Dom Cirilo de Paula Freitas" - Fotos: Jéssica Ribeiro
Só que neste mesmo local onde funciona a escola, anteriormente abrigava uma indústria. Uma fábrica de fósforos. A velha caldeira ainda permanece presente no pátio da escola, onde até hoje é motivo de orgulho para todos os raposenses. É como se a história estivesse viva e presente aos olhos de todos.
Funcionários da fábrica de fósforos. Muitas mulheres e crianças faziam parte da equipe - Foto: João Oliveira Gomes
Embora as atividades tenham sido temporários, a fábrica de fósforos chegou de certo modo a influenciar na situação econômica municipal da época. Nem só de mineração vivia nossa cidade no início do século passado. A fábrica foi instalada em Raposos, em 1907, pelo Sr. Germano da Silva Gomes, de sociedade com um alemão, Sr. Juvêncio.
Caldeira sendo puxada por carros de boi atravessando o Rio das Velhas
A fábrica, com o nome inicial de ”Luz Mineira”, passou depois para “Fósforo Farol”, com muita aceitação chegando a fazer concorrência às grandes fábricas de outras praças do país. Essa fábrica teve encerradas suas atividades na comuna entre 1925 e 1928, sendo comprada por uma congênere do Rio de Janeiro que a fechou, levando, posteriormente, toda sua maquinaria para aquele Estado.
Funcionárias da fábrica durante a labuta
Hoje em dia, as boas lembranças da fábrica restaram somente em poucos registros fotográficos e na memória de alguns privilegiados que viveram nestes áureos tempos de Raposos.
Meu avô paterno foi o idealizador e proprietário desta fábrica. Sr. GERMANO DA SILVA GOMES .( me chamo Maria Conceição da Silva Gomes) nascida em Raposos.Residente em Belo Horizonte.
ResponderExcluir