A história da fábrica de fósforos

Fachada da antiga fábrica de fósforos - Foto: João Oliveira Gomes

A Escola Estadual "Dom Cirilo de Paula Freitas" é uma das mais respeitadas instituições de ensino de Raposos e de nossa região. Lá os alunos estudam na modalidade de Ensino Médio e dali partem para alçar grandes voos e realizações em suas vidas profissionais.


A antiga caldeira da fábrica hoje na E. E. "Dom Cirilo de Paula Freitas" - Fotos: Jéssica Ribeiro

Só que neste mesmo local onde funciona a escola, anteriormente abrigava uma indústria. Uma fábrica de fósforos. A velha caldeira ainda permanece presente no pátio da escola, onde até hoje é motivo de orgulho para todos os raposenses. É como se a história estivesse viva e presente aos olhos de todos.

Funcionários da fábrica de fósforos. Muitas mulheres e crianças faziam parte da equipe - Foto: João Oliveira Gomes

Embora as atividades tenham sido temporários, a fábrica de fósforos chegou de certo modo a influenciar na situação econômica municipal da época. Nem só de mineração vivia nossa cidade no início do século passado. A fábrica foi instalada em Raposos, em 1907, pelo Sr. Germano da Silva Gomes, de sociedade com um alemão, Sr. Juvêncio. 

Caldeira sendo puxada por carros de boi atravessando o Rio das Velhas 

A fábrica, com o nome inicial de ”Luz Mineira”, passou depois para “Fósforo Farol”, com muita aceitação chegando a fazer concorrência às grandes fábricas de outras praças do país. Essa fábrica teve encerradas suas atividades na comuna entre 1925 e 1928, sendo comprada por uma congênere do Rio de Janeiro que a fechou, levando, posteriormente, toda sua maquinaria para aquele Estado.

Funcionárias da fábrica durante a labuta

Hoje em dia, as boas lembranças da fábrica restaram somente em poucos registros fotográficos e na memória de alguns privilegiados que viveram nestes áureos tempos de Raposos.

Fonte:

- Site da internet - http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/raposos.pdf- acessado em 25 de maio de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

Todos os prefeitos de Raposos