A história da fábrica de fósforos

Fachada da antiga fábrica de fósforos - Foto: João Oliveira Gomes

A Escola Estadual "Dom Cirilo de Paula Freitas" é uma das mais respeitadas instituições de ensino de Raposos e de nossa região. Lá os alunos estudam na modalidade de Ensino Médio e dali partem para alçar grandes voos e realizações em suas vidas profissionais.


A antiga caldeira da fábrica hoje na E. E. "Dom Cirilo de Paula Freitas" - Fotos: Jéssica Ribeiro

Só que neste mesmo local onde funciona a escola, anteriormente abrigava uma indústria. Uma fábrica de fósforos. A velha caldeira ainda permanece presente no pátio da escola, onde até hoje é motivo de orgulho para todos os raposenses. É como se a história estivesse viva e presente aos olhos de todos.

Funcionários da fábrica de fósforos. Muitas mulheres e crianças faziam parte da equipe - Foto: João Oliveira Gomes

Embora as atividades tenham sido temporários, a fábrica de fósforos chegou de certo modo a influenciar na situação econômica municipal da época. Nem só de mineração vivia nossa cidade no início do século passado. A fábrica foi instalada em Raposos, em 1907, pelo Sr. Germano da Silva Gomes, de sociedade com um alemão, Sr. Juvêncio. 

Caldeira sendo puxada por carros de boi atravessando o Rio das Velhas 

A fábrica, com o nome inicial de ”Luz Mineira”, passou depois para “Fósforo Farol”, com muita aceitação chegando a fazer concorrência às grandes fábricas de outras praças do país. Essa fábrica teve encerradas suas atividades na comuna entre 1925 e 1928, sendo comprada por uma congênere do Rio de Janeiro que a fechou, levando, posteriormente, toda sua maquinaria para aquele Estado.

Funcionárias da fábrica durante a labuta

Hoje em dia, as boas lembranças da fábrica restaram somente em poucos registros fotográficos e na memória de alguns privilegiados que viveram nestes áureos tempos de Raposos.

Fonte:

- Site da internet - http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/minasgerais/raposos.pdf- acessado em 25 de maio de 2017.

Comentários

  1. Meu avô paterno foi o idealizador e proprietário desta fábrica. Sr. GERMANO DA SILVA GOMES .( me chamo Maria Conceição da Silva Gomes) nascida em Raposos.Residente em Belo Horizonte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, tudo bem? Gostaria de saber mais sobre essa história da fábrica e até se possível ver fotos se tiver, me chamo Breno Lucas, residente de Raposos. Se possível me manda uma mensagem seria de grande interesse da minha parte saber da histporia. 31985514374

      Excluir

Postar um comentário

Use de preferência a opção NOME/URL.
Não é necessário ter site ou blog, pode só colocar o nome deixar o outro espaço em branco.
Não deixe de comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

Todos os prefeitos de Raposos