Mina de Morro Velho

Histórias que se confundem. Assim pode ser descrita a tênue relação que existe entre a cidade de Raposos e a Mina de Morro Velho. A mineradora participou da fase áurea da cidade, trazendo crescimento econômico e social enquanto o ouro de aluvião era encontrado com facilidade. Com a chegada da crise na empresa, o impacto foi estrondoso também no município, pois quase 80% da população viviam da atividade. O sustento das famílias estava totalmente ligado à exploração aurífera. A partir deste momento, Raposos se tornou uma cidade dormitório, ficando muito dependente das vizinhas Nova Lima e Belo Horizonte.

A história da Mina na região começa em 1834, quando a Saint John d'El Mining Company, empresa inglesa, adquiriu os direitos de propriedade das terras que deram inicio à Mina de Morro Velho, em Nova Lima. A partir de 1884, com a chegada de um jovem inglês chamado George Chalmers, a Mineração passou a uma de suas fases mais promissoras, estendendo-se até a cidade de Raposos. Em 1980, o Grupo Bozano Simonsen adquiriu a participação nacional de Morro Velho. A Empresa, desde a sua fundação treinava e formava a sua própria mão-de-obra, criando em 1992 a primeira mina escola do país - o Centro de Treinamento Operacional, CTO - que proporcionava ensino técnico e prático, qualificando e reciclando operários e técnicos. Em 01 de Maio de 1998, a empresa de extrativismo mineral, encerrou suas atividades na Mina de Raposos, fechando 300 postos de trabalho diretos e centenas de indiretos, desestabilizando a economia local que não se recuperou até o momento. Hoje em dia, onde antigamente funcionava de vento em poupa a Mina de Morro Velho, existem alguns poucos operários sob a tutela da Anglo Gold Ashanti, que comprou a antiga mina.

Raposos nunca mais se recuperou após o fim da Mina de Morro Velho. O maior empregador da cidade é a Prefeitura Municipal e a maioria da população trabalha fora. O comércio ainda é fraco e muito em conta pela fuga que se deu quando da ruína da gigante do ouro. Falar de Raposos e não citar a Mina de Morro Velho seria um grande equívoco histórico.

Comentários

  1. Ótimo post... mto bom msm.
    Rico em detalhes.. ;)

    ResponderExcluir
  2. Creio que está faltando o crédito de quem fez as matéiras.

    ResponderExcluir
  3. Caro Jurandir,

    Esta matéria foi feita pelo próprio administrador do blog/página de Um mundo chamado Raposos.

    ResponderExcluir
  4. O ouro da mina de Raposos não se esgotou de todo , o que tornou inviável a sua retirada foi o gasto com mão de obra uma vêz que a mina foi se aprofundando , o que tbm ocorreu em Nova Lima , outro fator foram os constantes acidentes com vítimas fatais devido a fragilidade do tipo de rocha da região que se movimentava com muita facilidade .

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use de preferência a opção NOME/URL.
Não é necessário ter site ou blog, pode só colocar o nome deixar o outro espaço em branco.
Não deixe de comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Todos os prefeitos de Raposos