Escola de Arte Musical de Raposos

A Escola de Arte Musical de Raposos é uma entidade que leva entretenimento gratuito e de qualidade a toda população da cidade. Criada em 1926 pelo Sr. José Ferreira Torres, a banda atualmente conta com mais de 30 componentes com idades entre 15 e 68 anos.

Uma característica importante da banda é a herança de pai para filho. Muito dos componentes hoje tocam e se apresentam ao lado dos filhos. Há casos também de bisnetos e até mesmo de tataranetos de músicos antigos que hoje fazem parte da Escola de Arte Musical de Raposos.

Todo raposense com certeza tem na memória uma data marcante que contou com a sempre magnífica participação da banda abrilhantando o evento e levando cultura a uma comunidade sempre massacrada pelo descaso e escasso acesso à música de qualidade.

A banda é regida pelo maestro Robson Saquet Chagas, um jovem virtuoso que já leciona música na Universidade Federal de Minas Gerais. Além disso, o mesmo Robson ministra aulas de música na própria Escola de Arte Musical para jovens da comunidade que tem o desejo de aprender a manusear os instrumentos e quem sabe num futuro próximo tocar na Escola de Arte Musical. Quatro desses jovens já fazem parte do “time” principal da corporação musical. Tal ação mostra o caráter filantrópico da instituição que além dos cursos, participa de eventos religiosos, datas comemorativas, aniversários da cidade, outros através de convites da comunidade e também de encontro de bandas em outras cidades e estados sempre levando e elevando o nome de Raposos Brasil afora.

A Escola de Arte Musical sobrevive pelo apoio de associados. São cerca de 130 no momento e desta forma a banda vai resistindo ao tempo, seguindo os passos e sonhos de seus criadores.

Vindo a Raposos não deixe de conhecer a Escola de Arte Musical de Raposos. Uma banda que além de levar cultura à comunidade, faz seu trabalho social através do bom entretenimento e desmitificando a música culta entre a população mais humilde que poucas vezes tem chances de acesso a tal divertimento de qualidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Todos os prefeitos de Raposos