Matriz de Nossa Senhora da Conceição

É difícil falar de Raposos e não citar sua Igreja mais imponente e histórica. A Matriz de Nossa Senhora da Conceição segundo relatos seculares foi a primeira construída nas Minas Gerais e é impossível chegar à cidade e não notá-la. Do alto já é visualizada por sua grandeza e destaque. Os enamorados da cidade que pensam no matrimônio fazem fila para realizar a cerimônia na famosa igreja.

A história da Matriz de Nossa Senhora da Conceição é bem antiga e se confunde com a grande fase do ouro no Brasil e principalmente nas Minas Gerais. Como era de costume os bandeirantes que aqui chegaram construíram um pequeno templo religioso, erguida uma ermida de pau-a-pique consagrada como Capela de Nossa Senhora da Conceição em 08 de dezembro de 1690. Esta pequena capela foi se transformando e recebendo todo o estilo da época, o Barroco, e em 1724 é criada a vigária colatícia por alvará de Dom João V e as primeiras paróquias de Minas, tornando-se assim a 1a. Matriz de Minas Gerais, adornada com peças de ouro vindas de Portugal, móveis de cedro, obras de arte e altares no estilo barroco.

Em 1800 com a redução do ouro de aluvião, começou o abandono do Arraial dos Rapôsos e em 1850 restavam poucas famílias, a Matriz Nossa Senhora da Conceição estava em total abandono, o ouro dos altares foi raspado e muitas obras de arte das paredes se perderam. Em 1900 com o objetivo de proteger da rapinagem sacrílega, muitas das relíquias do acervo de peças de ouro e prata e obras de arte barroca da Matriz foram levados para Congonhas, Mariana e outras igrejas, com isso seus altares se despovoaram. Mas nem tudo foi levado, restaram os altares, o lavabo, a pia batismal, algumas imagens e a pintura a óleo de Nossa Senhora da Conceição no teto da Matriz.

Após várias reformas que ocasionaram um longo período de inatividade, hoje a Matriz de Nossa Senhora da Conceição já novamente figura entre as mais belas e importantes igrejas do território mineiro, uma terra que é religiosa por natureza e que leva a fé muito a sério. Um passeio por Raposos sem conhecer sua atração mais impactante não será de grande valia para o turista que deseja ir a fundo à história da cidade.

Comentários

  1. Gostaria de obter mais informações sobre fontes que tratam da saída de peças de Raposos para Congonhas. Existe alguma biliografia ou documento que confirme essa afirmação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hebert: Meu nome é Jurandir Persichini Cunha, autor da Pesquisa e da Tese sobre Raposos ter a 1ª Matriz de Minas Gerais, cuja comprovação e promulgação se deu em 1971 durante o 1º Seminário Histórico de Raposos. Se precisar de esclarecimentos estou à sua disposição pelo email j.persichinnicunha@gmail.com

      Excluir

Postar um comentário

Use de preferência a opção NOME/URL.
Não é necessário ter site ou blog, pode só colocar o nome deixar o outro espaço em branco.
Não deixe de comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Todos os prefeitos de Raposos