E agora Raposos?


Raposos, cidade primeiramente invadida por caçadores de ouro, viu sua vida mudar com a chegada de ingleses gananciosos e que tinham como grande objetivo sugar todo suor e riqueza do povo do antigo Arraiá Raposos.

O ouro se foi, as doenças oriundas das minas chegaram e os que aspiravam o terrível pó daquele inferno sofrem até hoje. A cidade antes vistosa e rica se viu sem nada, somente com seu povo sofrido e trabalhador.

Raposos virou uma cidade dormitório. Passamos a depender única e exclusivamente de nossos vizinhos. Beagá (os capitalistas) e Nova Lima (os indígenas), que viram Raposos (os moscovitas), se apequenar sempre e sempre mais diante dos avanços e mudanças do mundo.

Agora a coisa mudou. A cidade está sempre nas manchetes: basta ir ao Google e digitar algo relacionado e logo aparecerá uma imensidão de sites falando de Raposos, mas não da forma que gostaríamos. Outrora eram as enchentes, hoje as páginas políticas e/ou policiais. Pelo menos naquele tempo nos olhavam com um tom de pesar e compaixão, hoje só nos restou a vergonha e a gozação. Quando lhe perguntarem de onde você é e sua resposta for Raposos, pode esperar que virá em seguida um comentário malicioso. Dificilmente falarão das belezas naturais ou eventos culturais da cidade. Sem chance.

Hoje Raposos está aí. Ora um prefeito, ora outro e vida que segue. O nosso destino parece estar fardado ao insucesso. É com dor no coração que digo isso, mas a cada dia que passa o fantasma da decadente Moscou do século passado nos assombra e nos chama para o fim.

E agora Raposos?

Comentários

  1. Triste e amarga, mas infelizmente é a nossa realidade... Além da falta de oportunidades em nosso município, hoje também temos de lidar com a falta de respeito e de moral....

    ResponderExcluir
  2. Amigo Demétrius,
    Vai chegar o dia em que os bons raposenses desistirão da cidade e aí não haverá mais volta.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use de preferência a opção NOME/URL.
Não é necessário ter site ou blog, pode só colocar o nome deixar o outro espaço em branco.
Não deixe de comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Todos os prefeitos de Raposos