Greve dos professores em Raposos

Como todos já sabem, os professores das escolas estaduais estão em greve ao redor do Estado e em Raposos não é diferente. As escolas "Dom Cirilo de Paula Freitas", "Helena Vieira Gonçalves" e "Dr. Cícero Corrêa de Araújo", (esta por menos tempo), estão em greve por tempo indeterminado. A greve foi declarada como ilegal pelo Ministério Público, mas segundo o Sindicato da categoria a paralisação continuará enquanto não forem atendidas as solicitações junto ao Governo de Minas.

Os professores de nossa cidade estão se movimentando e buscando a compreensão da população perante tantas dificuldades e humilhações sofridas no dia-a-dia.

Eis alguns exemplos:

1 - Carta manifesto do professor José Gurgel Jr.

Manifesto II


Hoje ao acordar às 06:00 da manhã, abro os olhos, me espreguiço e deparo com minha realidade, SOU PROFESSOR. Começo uma séria reflexão de onde tudo isso começou, de onde busquei vontade, disposição, coragem e paciência para encontrar a cada dia um novo motivo que me faça levantar sorrindo e acreditando em mais um belo e feliz dia da minha humilde, (mas muito importante) vida.

Dentro de minha reflexão, me recordo do meu primeiro dia de aula, (cabelo penteado pro lado, camisa branca de botão, short preto e meu “Quichute” que já usava a uns três anos e que parecia nunca acabar pra poder comprar outro uns 2 números maior que é para durar mais tempo, dizia meu pai) naquele local tão imaginado e sonhado, onde iniciaria, através do aprendizado ali adquirido, a minha formação como homem e cidadão, aluno e trabalhador (E. E. Dom Cirilo de Paula Freitas).


Ali, naquela escola, meus sonhos começaram. Aprendi: a tabuada, ler e escrever, a dar valor aos costumes, a cultura, a fauna, a flora, etc... mas, principalmente a dar valor à família e aos PROFESSORES, que naquele momento eram os principais detentores do saber e meus norteadores educacionais e sociais, juntamente da família, pois, sem eles eu não me tornaria um ser humano social e animal racional, que hoje sou. Numa breve comparação, os nossos pais são os nossos Heróis, (tudo que a gente gostaria de ser, sempre os salvadores, mesmo que seja colocando somente comida na mesa); já os PROFESSORES, eram as pessoas que podiam nos dar condições de nos “tornarmos pessoas melhores que nossos pais”, como dizia o velho dito popular: “meu filho, estude e faça diferente de mim, pois hoje, só não estamos vivendo melhor, porque não tive a oportunidade de estudar que você está tendo, então aproveite...”! Quem nunca ouviu isso???

Portanto, a ESCOLA se tornou meu eterno sonho (como de todos, acredito) e foi assim que tudo começou: se os PROFESSORES são as pessoas que podem nos ensinar a sermos cidadãos melhores, nos dar orientações que podem servir para a vida toda, se todas as pessoa deste mundão iniciaram seus aprendizados com algum PROFESSOR, significa que o PROFESSOR deve ser um dos profissionais mais importantes do mundo...???? Ou não??? Médico deve ser melhor, pois salva vidas... mas, para ser Médico preciso de estudar, então, me reinventei e coloquei no meu sonho este destino a seguir: ser PROFESSOR, é tudo que eu quero.


Esse relato é de um período da minha vida em que acreditava que ser PROFESSOR era ser respeitado, amado e querido, e que através das relações e interações em sala de aula pudessem mudar realmente o mundo. Hoje, vejo outra realidade. Ser PROFESSOR é ser digno de dó, é ser chacoteado na Televisão com programas que menospreza ainda mais a profissão, é não ter respeito da sociedade, é não ter reconhecimento pelo ESTADO da sua importância para a formação da sociedade, principalmente neste momento em que a instituição família está em falência múltipla de sua estrutura e organização social, em que o uso de drogas ilícitas (crack, cocaína, etc.) é reconhecido pelo Ministério da Saúde como caso de saúde pública (endemia??? ou faltou aprendizado de que as drogas viciam e matam??? Com mais políticas públicas sérias em Educação, esporte, lazer e cultura, acho que dá para desafogar o Ministério de Saúde).

Diz um ditado antigo: “antes prevenir, que remediar.”!!!


Ao senhor Presidente da República, ao Sr. Governador do Estado de Minas Gerais, assim como demais ocupantes de cargos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, em esfera Municipal, Estadual e Federal, tenho algo a dizer: nós PROFESSORES do Estado de Minas Gerais estamos em GREVE, por tempo indeterminado não simplesmente em função de um reajuste salarial, de um piso ou de um teto. Nós queremos que nossos governantes entendam o seguinte:


A EDUCAÇÂO PÙBLICA PEDE SOCORRO... ELA ESTÁ MORRENDO!!!!!


Socorro de estruturas físicas adequadas, de materiais didáticos práticos e eficientes, de Laboratórios, de Quadras esportivas, de comprometimento do Estado em políticas voltadas à educação, que sejam realmente eficazes, de reconhecimento e valorização de todos os profissionais da educação....


Para que assim possamos preparar melhor os cidadãos brasileiros para que sejamos no futuro esta NAÇÂO norteadora de todo o mundo que o Governo tanto divulga e que nós, com certeza, gostaríamos muito de ser. Portanto, a GREVE é política sim, política social que visa um futuro melhor para o Brasil e os Brasileiros. Sendo assim, convido à todos os brasileiros à se mobilizar e pedir para que nossos governantes realmente utilizem a “VERBA PÙBLICA” com políticas públicas na educação, esporte, lazer e cultura, criando desta forma a possibilidade de melhorias reais para o povo BRASILEIRO...


J. Gurgel Jr. – Professor.



2 - Folder explicando o movimento


Clique na imagem para melhor visualizá-la

Qual sua opinião acerca do movimento?
Deixa seu comentário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Todos os prefeitos de Raposos