Enchente de 1997
Praça Getúlio Vargas
O ano de 1997 ficou marcado de forma trágica na história de Raposos. Uma enchente poucas vezes vista assolou a cidade, tornando a vida de muitos raposenses bem complicada.
Várzea do Sítio
A fúria do Rio das Velhas
Pessoas se arriscam na travessia da Praça Getúlio Vargas tomada pela água
Rio das Velhas visto da rua Antônio Carlos no bairro Matadouro
O Rio das Velhas ganhou as ruas de forma impressionante sitiando vários famílias e quase que destruindo a ponte principal da cidade. O campo do Ideal foi tomando pela água em quase sua totalidade. A rua Herval Silva (principal da cidade), ficou intransitável.
Bairro Várzea do Sítio
Bairro Matadouro
A estrutura da ponte quase não suportou tamanha quantidade de água
Antigo Terminal Rodoviário
Comércios tiveram que fechar as portas e comprar diversos gêneros alimentícios ficou quase impossível. As famílias tiveram que consumir o que havia em suas despensas (se naquele momento houvesse o que comer).
Campo do União tomado pela água
População incrédula assiste ao Rio ganhar as ruas da cidade
Entrada para a Várzea do Sítio
As duas pontes na entrada do bairro Morro das Bicas tampadas pela água
Várias outras famílias tiveram que abandonar suas casas tomadas pelas águas e procurar refúgio com vizinhos, parentes ou em abrigos criados emergencialmente em escolas e outros locais. Campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e calçados foram feitas por toda parte. Graças a Deus a solidariedade falou mais alto neste triste momento do município.
Bairro Vila Bela
Vista da Praça Getúlio Vargas
Duas pontes
Campo do Ideal completamente tomado pela água
Foi um dos momentos mais difíceis da história de Raposos e que vamos relembrar através destas tristes, mas raras e históricas imagens.
Fotos: Mirian Ramos de Oliveira
Muito triste..lembro bem dessa tragédia..
ResponderExcluirVerdade.Inesquecivel.Tive crise de apendicite e não tinha como ir ao médico.Não tinha como ir ou vir de um lado para o outro.As pessoas tiveram de sair das suas casas em barcos do Corpo de Bombeiros.Ficou na memória.
ResponderExcluirFez 25 anos...inundou meu bairro também. Medo de acontecer de novo.
ResponderExcluir