Festivais de Música e Dança agitam o início de outubro em Raposos


Raposos receberá nos próximos dias 7 e 8 de outubro, o 4° Festival de Música Estudantil e o 2° Festival de Danças Estudantil de Raposos. Os dois eventos movimentam os jovens raposenses e revelam talentos outrora escondidos e/ou sem chances de reconhecimento. Conversamos com um dos idealizadores dos projetos, o professor José Francisco Gurgel Junior, o Papa. Acompanhe o bate-papo:

Professor José Francisco Gurgel (Papa) - Reprodução Facebook

Onde nasceram os festivais?

Estes projetos se iniciaram na Escola Estadual Dom Cirilo de Paula Freitas no ano de 2013 quando ocorreu o I Festival de Música. 

Como surgiu a ideia?

No início, em 2013, havia vários estudantes da escola que tocavam violão, guitarra, baixo, cavaquinho, percussão, bateria e outros instrumentos e, além disso, vários cantores e cantoras. Era uma demanda social. Eles lutavam por um espaço para se apresentar e não encontravam. 

A que se deve esse grande número de jovens de talentos dentro da escola?

Acreditamos que seja o resultado das aulas de violão gratuitas de nosso multi-instrumentista e jurado titular dos festivais, Prelim Gomes na Casa Verde, da Escola de Música da Corporação Nossa Senhora da Conceição na batuta do Maestro Robson Saquet e de movimentos musicais dentro das igrejas.

Jurados do Festival durante apreciação das apresentações - Foto: Andréia Gomes

Poderia fazer um pequeno resumo dos anos de festivais?

Com o apoio da Vice Diretora Juliana Froes, da diretora Verinha, da Coordenadora Pedagógica Eliane e pelos demais profissionais da escola montamos uma Comissão de Organização com outros estudantes (quem não toca instrumento ou não canta pode e deve organizar) e assim encararmos o evento foi um sucesso. O segundo ano foi consequência. Em 2014, contamos com o apoio da Prefeitura de Raposos, mas tivemos muitos problemas com o prestador de serviços (iluminação e som) com atrasos de 2 horas. A noite foi tensa, mas ao entrar no palco do Cine Soaral, os shows superaram as adversidades e foi outro sucesso. A cada apresentação uma surpresa boa e diferente. Era ano de Copa do Mundo, mas nossos estudantes estavam fazendo apresentações em lembrança dos 50 anos do Golpe Militar no Brasil. Foi lindo ver como os estudantes são reflexivos nestes momentos de crise, relata o Professor Papa. Em 2015, com o tema de Trilha Sonoras, os estudantes mais uma vez se surpreenderam. Sempre no formato onde os participantes (grupos, bandas, duplas e solos) devem apresentar uma música de interpretação e uma música de composição própria. Em 2016 o Festival de Músicas deu uma pausa (um novo público estudantil ausente de artistas da arte musical), o que fez surgir novos movimentos como desenhos e fotografia (projetos paralelos de sucesso como o Olhares do Patrimônio no Museu de Artes e Ofícios, onde das 50 fotos premiadas haviam 18 fotografias de estudantes do Dom Cirilo) e surgem o atendimento de uma demanda histórica em Raposos, espaço para os estudantes que gostam de danças.

Foto: Andréia Gomes

E o Festival de Danças, como surgiu? 

O 1° Festival de Danças, em 2016, teve um sucesso estrondoso, enfatiza o Professor. Em apenas dois meses, os estudantes montaram as coreografias e se apresentaram em três estilos (danças livres, urbanas e contemporâneas) sob o tema da violência urbana. A cada nova apresentação as estruturas do nosso lindo Cine Soaral se estremeciam. Foi uma noite memorável! 

Foto: Andréia Gomes

Qual sua expectativa para os festivais deste ano?

O que posso dizer é que estou super ansioso para os dias 7 e 8 de outubro chegar logo. Acompanho os ensaios e os esforços dos estudantes e sei que serão dois ótimos eventos para a sociedade raposense, para os estudantes artistas se prepararem pra vida após o Ensino Médio.

Os festivais podem ser considerados uma extensão do campo pedagógico da escola?

Lá no Dom Cirilo, não formamos artistas, mas entendemos as diferenças e tentamos dar oportunidades a todas as habilidades dos estudantes. Formamos cidadãos. Homens e mulheres que esperamos ter consciência de seus papéis na sociedade. Com estes eventos extracurriculares esperamos contribuir para esta formação integral dos nossos jovens.

Foto: Andréia Gomes

Quais são os parceiros dos festivais?

Estes eventos jamais aconteceriam se não houvessem os amigos da escola e profissionais parceiros. Posso citar como exemplo: Andreia Gomes Fotografia, Preto Souza Picareta na iluminação, Gustavo Gurgel e Uedson no Som, Rodrigo Tomaz na locução, Ananias Gurgel nas filmagens e DVDs, Gilda Gurgel, Um mundo chamado Raposos pela divulgação, os estudantes da organização: Iona, Rafael, Rendesson, Thaina, Deisielle, Natal, Bianca, Fernanda, Marystela, e tantos outros que já foram e novos que estão este ano, além de nossos patrocinadores e a escola que deixa esse campo aberto para nossos estudantes.

Outras imagens dos festivais - Créditos Andréia Gomes











Que venha logo os dias 07 e 08 de outubro!

Comentários

Postar um comentário

Use de preferência a opção NOME/URL.
Não é necessário ter site ou blog, pode só colocar o nome deixar o outro espaço em branco.
Não deixe de comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Enchente de 1997