Comemorar?


Há 127 anos nascia a "República" no Brasil através da tomada de poder das Oligarquias Nacionais, insatisfeitas com a Monarquia Portuguesa (naquele momento é claro), obtendo este êxito pelo apoio dos militares na pessoa do Marechal Deodoro da Fonseca. A partir deste contexto, se formou a República Velha, com o empoderamento dos Coronéis proprietários de terras que mandavam e desmandavam no país através do controle do café e outros gêneros para exportação, pelo controle da política local, onde ou o individuo era cliente ou inimigo e era perseguido.

Hoje, 127 anos depois, seguimos a mesma lógica. Nossos políticos não atendem aos anseios da população, mandando e desmandando no país. Continuamos produzindo para exportação e parece, que a escravidão, que foi o estopim econômico para a expulsão da família Real Portuguesa do Brasil, ainda não acabou. 

Somos escravos deste novo sistema, onde o chicote invisível bate e não percebemos, mas ficamos em nossa submissão eterna, não conseguindo reagir, desorganizados como se falássemos línguas diferentes, permitindo esta democracia de fachada, onde os representantes representam a si próprios e aos seus interesses, mudando leis para privilegiar o grande empresário e banqueiros, passando a conta para a população pobre.

Esta chuva de hoje, feriado da Proclamação da República, tem vários significados:

LUTO, pela República que não existe; 
LUTO pela falsa Democracia;
LUTO pelos retrocessos que nos batem a porta; 
LUTO pela impunidade de corruptos; 
LUTAR por um país melhor é obrigação de cada um de nós. Comecemos em nossas atitudes, em seguida por nossas cidades e somente assim, poderemos ajudar a construir um país melhor para todos.

José Francisco Gurgel Jr.
Professor de História na rede pública

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Todos os prefeitos de Raposos