Centro de Memória AngloGold Ashanti (Morro Velho)

Foto: Lilian Gomes

Uma ótima dica de passeio estudantil e/ou para conhecer um pouco mais da mineração em nossa região é o Centro de Memória AngloGold Ashanti em Nova Lima. ​Inaugurado em 29 de junho de 1994, o Centro de Memória Morro Velho, agora AngloGold Ashanti, é um espaço histórico-cultural aberto ao público em geral. Tem como objetivo preservar a história e a memória da evolução tecnológica de mina subterrânea na extração de ouro, do período que corresponde ao final do século XVIII, culminando com a implantação de lavra sistemática subterrânea. Esta se deu a partir da chegada dos ingleses por meio da Saint John Del Rey Mining Company Limited, em 1834.

Foto: Lilian Gomes

A Casa Grande é um casarão do século XIX construído pela família do Padre Antônio Pereira de Freitas, um dos primeiros proprietários da Mina de Morro Velho. Após a chegada dos ingleses, a Casa Grande serviu de moradia aos superintendentes. Ela sempre foi um lugar especial para a empresa, não só pelo seu estilo colonial português e pelos amplos jardins, como também pelo seu caráter histórico.

Foto: Lilian Gomes

Neste Centro é possível fazer uma viagem no tempo. Os diversos espaços são recheados de objetos e artigos que mostram como foi o desenvolvimento da mineração através dos anos, principalmente Minas Gerais.






Fotos: Lilian Gomes

Endereço: Rua Enfermeiro José Caldeira, 07 - Centro - Nova Lima
Telefone: (31) 3589-1716
Email: centrodememoria@anglogolashanti.com.br
Horário de funcionamento: quartas, quintas, sábados e domingos das 08 às 11:30 horas e das 13 às 16:30 horas.

Comentários

Postar um comentário

Use de preferência a opção NOME/URL.
Não é necessário ter site ou blog, pode só colocar o nome deixar o outro espaço em branco.
Não deixe de comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Enchente de 1997