A história da Estação Ferroviária

A Estação Ferroviária de Raposos já foi ponto de encontro para muitas histórias da cidade, seus moradores e visitantes que por ali chegavam para conhecer a cidade. Mas por trás da construção há histórias que poucos conhecem e que vangloriam ainda a riqueza de Raposos.

 ACIMA: Convite distribuído em Raposos para a recepção dos príncipes ingleses (respecivamente, futuros Eduardo VIII e Jorge VI) em 1931, quando para lá se dirigiram para ver a mineração de Morro Verde (Acervo particular). 

A estação de Raposos foi inaugurada em 1891. Em 1928 e até pelo menos os anos 1960, daqui saía uma linha de bondes elétricos, da St. John Del Rey Mining Co., com um percurso de 9,5 km que partia da plataforma da estação e a ligava à cidade de Nova Lima. Durante um bom tempo a Estação serviu de embargue e desembarque para o velho "subúrbio" que levava os trabalhadores daqui e de outras localidades para Belo Horizonte na labuta diária. A passagem do antigo subúrbio era bem mais em conta do que a do ônibus. Uma tímida reforma tentou recompor em 2003 o edifício da estação que mais tarde já reformado passou a abrigar repartições públicas do município. A linha naquele trecho já não tinha movimento, estando os trilhos abandonados. 

 ACIMA e ABAIXO, o bonde da linha de Morro Velho nos anos 1960 (Fotos Leonardo Bloomfield).


Hoje os poucos trilhos que ainda existem são somente encontrados em frente à Estação, vistos que os outros já deram lugar ao asfalto. 

Referências:

- Leonardo Bloomfield; Gutierrez L. Coelho; www.raposos.com.br; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVII, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960

- Site Estações Ferroviárias do Brasil: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efcb_mg_linhacentro/raposos.htm

Comentários

  1. Em 1969 estive em raposos pela primeira vez,fui visitar alguns parentes que moravam aí nesta bela cidade,me deixou muitas saudades,inclusive eu tinha um tio,irmão do meu pai que trabalhava nesta rede,cujo o nome é joão Teixeira de almeida,alguém aí o conheceu? Obrigado por esta oportunidade de matar um pouco a saudade,que não é pouca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Particularmente não conheço. Me dê mais dicas. Talvez possa lhe ajudar. Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Use de preferência a opção NOME/URL.
Não é necessário ter site ou blog, pode só colocar o nome deixar o outro espaço em branco.
Não deixe de comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Todos os prefeitos de Raposos