A celeuma do Projeto Apolo

Há meses vem se arrastando em nossa cidade e adjacências uma discussão envolvendo ambientalistas e a mineradora Vale.

Trata-se do Projeto Apolo, empreendimento da Vale que pretende explorar uma área que compreende além de nosso município outros três: Caeté, Santa Bárbara e Rio Acima.
O argumento dos que defendem o Projeto é que a região se desenvolverá de forma nunca vista. Empregos serão criados, a economia das cidades crescerá, a qualidade de vida dará um salto e que todos os danos causados pelo empreendimento serão reparados através de revitalização e que a exploração será responsável, sem danos permanentes.


Na contramão deste pensamento estão os ambientalistas e seus simpatizantes, que argumentam que as nascentes serão comprometidas e que a barragem de rejeitos significa um grande risco à população ribeirinha como um todo. Outra preocupação é com os danos que seriam causados à Serra da Gandarela e toda sua fauna e flora.

A discussão está lançada e nesta segunda (14/06), será disputado mais um "round". Haverá uma audiência pública no Auditório do CREA/MG à Avenida Álvares Cabral, 1600, Santo Agostinho/BH.



O que você tem a dizer sobre tudo isso? Vale a pena o desenvolvimento a qualquer preço? Ou a preservação ambiental é a garantia de dias melhores para nossa vida e de nossos entes?

Deixe sua opinião. Ela é de suma importância para a discussão.

Comentários

  1. fico triste em ver lugares que frequento des de criança virando um grande campo de mineração.Eu como técnico ambiental afirmo que este "PROGRESSO" é inrevercivel e que beneficiara apenas uma pequena menoria,causando grandes prejuisos ao meio ambiente e concecultivamente as nossas futuras gerações, que terão um mundo disprovindo de recursos naturais. Bento Conha Neto Contagem,03/08/2011

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Use de preferência a opção NOME/URL.
Não é necessário ter site ou blog, pode só colocar o nome deixar o outro espaço em branco.
Não deixe de comentar.

Postagens mais visitadas deste blog

Novos horários do Circular Raposos

A história da fábrica de fósforos

Todos os prefeitos de Raposos